O Comitê do Programa do SBSI2011 convida para a submissão de trabalhos científicos sobre um conjunto de tópicos de interesse nas categorias: Artigos, Minicursos, VI Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação e V Workshop de Gestão de Processos de Negócio.

 

TÓPICOS DE INTERESSE:

 

A lista de tópicos de interesse (não exaustiva) inclui os seguintes itens:

 

  • Fundamentos de Sistemas de Informação
  • Modelagem conceitual de Sistemas de Informação
  • Representação de conhecimento e raciocínio em Sistemas de Informação
  • Lógica e ontologias para Sistemas de Informação
  • Fundamentos matemáticos para Sistemas de Informação
  • Agentes Inteligentes
  • Verificação e validação de Sistemas de Informação
  • Estratégia de Sistemas de Informação e modelos inovadores de negócios;
  • Gestão de Processos de Negócio
  • E-Business, E-Commerce e E-Government
  • Enterprise Information Systems, Enterprise Resource Planning
  • Sistemas de apoio à decisão
  • Simulação de sistemas em organizações
  • Gestão de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional
  • Segurança e governança em Sistemas de Informação
  • Estudos de caso de aplicação de Sistemas de Informação em diferentes domínios/áreas de conhecimento
  • Planejamento estratégico de Sistemas e Tecnologia da Informação
  • Questões organizacionais, gerenciais e estratégicas de Sistemas de Informação;
  • Arquitetura Organizacional de Tecnologia da Informação
  • Representação de informações de negócio e gerência de dados e metadados nas organizações;
  • Data Warehousing e OLAP
  • Metodologias e abordagens para engenharia de Sistemas de Informação
  • Integração de aplicações corporativas
  • Arquiteturas distribuídas, móveis e abertas
  • Arquiteturas Orientadas a Serviços (SOA)
  • Arquiteturas direcionadas a modelos (MDA)
  • Arquiteturas baseadas em agentes
  • Sistemas de Informação baseados na Internet ou na Intranet, Web 2.0 ou Web Semântica
  • Infraestrutura de Sistemas de Informação
  • Aspectos sociais e humanos em Sistemas de Informação;
  • Gestão de segurança na Informação
  • Tecnologia da Informação no Governo Federal

 

 

CHAMADA PARA PARA SESSÕES TÉCNICAS:
Submissão de artigos: 07/02/2011 21/02/2011
Divulgação dos resultados: 21/03/2011
Versão final: 11/04/2011


FORMATO: São esperados artigos técnicos que apresentam, claramente, contribuições para a pesquisa na área de Sistemas de Informação e que estejam relacionados aos tópicos de interesse do simpósio. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês e devem estar limitados a 12 páginas (incluindo as figuras, tabelas, diagramas, bibliografia e anexos) seguindo o modelo para publicação de artigos da SBC e submetidos em formato PDF. As propostas de artigos devem ser submetidas eletronicamente através da trilha "SBSI 2011" do JEMS (sistema de submissões da SBC). Todas as contribuições serão revisadas considerando o mérito técnico e a relevância para o Simpósio. Os artigos aceitos serão publicados nos anais do Simpósio condicionados à inscrição de pelo menos um dos autores no evento.

CHAMADA PARA MINICURSOS:
Submissão das propostas de minicursos: 07/02/2011 21/02/2011
Divulgação dos resultados: 21/03/2011
Versão final: 11/04/2011


FORMATO: Os minicursos a serem apresentados no SBSI 2011 deverão discorrer sobre questões relativas a aspectos fundamentais e a tecnologias emergentes para a modelagem, desenvolvimento e gestão de Sistemas de Informação. Os minicursos poderão ser introdutórios ou avançados e deverão estar relacionados aos tópicos de interesse do simpósio. Os minicursos introdutórios deverão cobrir fundamentos da área de Sistemas de Informação e ter como alvo estudantes de graduação e pós-graduação, bem como técnicos da indústria de software. Os minicursos avançados deverão abordar temas correspondentes às principais tendências de evolução da pesquisa em Sistemas de Informação. As propostas de minicurso devem ser enviadas eletronicamente através da trilha "SBSI 2011 - Minicursos" do JEMS (sistema de submissões da SBC).

 

A proposta de minicurso deverá ser escrita em Português ou Inglês e ter no máximo 4 páginas, incluindo as seguintes informações:

xxx-resumo com no máximo 200 palavras

xxx-descrição do minicurso incluindo objetivos, conteúdo e requisitos técnicos (equipamento e "software") xxx

xxx-relevância do minicurso para o SBSI 2011

xxx-esboço do minicurso, descrevendo os tópicos principais e a programação

xxx-referências bibliográficas principais

xxx-minicurrículo dos autores

 

Para os minicursos aceitos, os autores deverão enviar, nas datas especificadas, os "slides" e o resumo estendido. Os resumo estendido dos minicursos, a serem publicados, deverão conter o máximo de 6 páginas, em Português ou Inglês, seguindo o modelo para publicação de artigos da SBC.

Os minicursos serão apresentados em 2 sessões de 2h de duração (totalizando 4h), e serão fornecidas cópias dos slides aos inscritos nos minicursos.

CHAMADA PARA WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES:
Submissão das propostas de teses e dissertações: 07/02/2011 21/02/2011
Divulgação dos resultados: 21/03/2011
Versão final: 11/04/2011


FORMATO: O Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (WTDSI) é um fórum dedicado à apresentação e discussão de trabalhos de mestrado e de doutorado em Sistemas de Informação desenvolvidos nos programas de pós-graduação no Brasil. O seu objetivo é propiciar um ambiente construtivo para discussões, onde não somente os alunos possam ter uma avaliação de seus trabalhos em fase de concretização, mas igualmente tenham acesso a um panorama representativo da pesquisa em sistemas de informação no país, estimulando a integração e cooperação de pesquisadores nesta área, e dando maior visibilidade às pesquisas em andamento para a comunidade acadêmica e industrial. Os trabalhos submetidos serão avaliados por três membros do Comitê de Programa. Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados durante o Workshop e receberão opiniões e críticas construtivas de um Corpo Convidado de Debatedores, composto por pesquisadores da área de SI, bem como da comunidade presente. Espera-se a participação ativa e integração entre alunos e professores, de forma a delinear áreas de atuação para trabalhos futuros.

A submissão ao WTDSI deve ser feita através de um artigo (resumo estendido) caracterizando o trabalho de doutorado ou de mestrado relacionado aos tópicos de interesse do simpósio. Cada artigo deverá indicar de forma clara a natureza de sua contribuição e problemas, domínios ou ambientes em que se aplicam, versando sobre trabalhos em andamento. Será dada prioridade para a aceitação de trabalhos de doutorado que estejam no segundo ou terceiro ano, ou que estejam próximos à defesa de sua proposta de tese. Será dada preferência aos trabalhos de mestrado que já tenham proposta aprovada (ou defesa de proposta próxima). Trabalhos já concluídos não devem ser submetidos. A submissão deve ser acompanhada de uma declaração do orientador dando ciência da submissão.

Todos trabalhos devem conter uma folha de rosto onde constam exclusivamente as seguintes informações:

- Título
- Aluno
- Orientador
- Nível (mestrado ou doutorado)
- Programa de pós-graduação
- E-mail de contato do aluno
- E-mail de contato do orientador
- Ano de ingresso no programa
- Época esperada de conclusão
- Etapas já concluídas (escolher uma ou mais etapas já concluídas):
xMestrado: defesa da proposta, seminário de andamento
xDoutorado: defesa de proposta, exame de qualificação
- Resumo em português (mestrado) ou resumo em inglês (doutorado)
- Palavras-chave (de acordo com os assuntos do evento)

 

O conteúdo do trabalho deve iniciar na segunda página, e as seguintes informações devem estar descritas de forma clara e objetiva:

- Fundamentação teórica

- Caracterização da contribuição

- Estado atual do trabalho

- Trabalhos relacionados (visão comparativa)

- Avaliação dos resultados

Para artigo sobre Dissertação de Mestrado, deve ser enviada a folha de rosto seguida de até 5 páginas de conteúdo (incluindo as figuras, tabelas, diagramas, bibliografia e anexos). Para artigos sobre Tese de Doutorado, deve ser enviada a folha de rosto seguida de até 7 páginas de conteúdo (incluindo as figuras, tabelas, diagramas, bibliografia e anexos). O artigo sobre a tese ou a dissertação pode ser escrito em português ou inglês seguindo o modelo para publicação de artigos da SBC e submetido exclusivamente em formato PDF através da trilha "SBSI2011-WTDSI" do JEMS (sistema de submissões da SBC). Serão desconsideradas as submissões em formato diferente de PDF, que excedam o número de páginas ou violem as instruções de formatação. Todas as contribuições serão revisadas considerando o mérito técnico e a relevância para o Workshop/Simpósio. Os artigos aceitos serão publicados nos anais do Simpósio condicionados à inscrição do doutorando / mestrando.


CHAMADA PARA WORKSHOP DE BUSINESS PROCESS MANAGEMENT:
Submissão de artigos WBPM: 14/03/2011 21/03/2011
Divulgação dos resultados: 04/04/2011
Versão final: 11/04/2011


O aumento da competitividade e das exigências impostas às empresas e organizações em geral exige a adoção de modelos organizacionais e processos de negócio cada vez mais complexos e interligados. Para lidar com a complexidade destes processos, são utilizadas as técnicas de Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management, ou BPM). Tais técnicas apóiam as atividades de captura, execução, controle, análise e melhoria de processos de negócio, eventualmente com o apoio provido por sistemas de informação orientados a processos.

 

O Workshop de Gestão de Processos de Negócio é um fórum dedicado à apresentação e discussão de técnicas, metodologias, modelos e frameworks de Gestão de Processos de Negócio no cenário atual, no qual processos de negócio cruzam as barreiras organizacionais e possibilitam a integração de organizações, indivíduos, sistemas e serviços.

 

Tópicos de interesse do V WBPM:

- Gestão de processos inter-organizacionais;
- Processos de negócio distribuídos e móveis;
- Contratos eletrônicos;
- Composição de serviços e processos de negócio;
- Metodologias de gestão de processos de negócio;
- Repositórios de processos de negócio e serviços;
- Sistemas de informação e processos de negócio;
- Arquiteturas orientadas a serviço e gestão de processos de negócio;
- Serviços web para gestão de processos de negócio;
- Ontologias para processos de negócio;
- Modelagem e semântica de processos de negócio;
- Execução de processos de negócio;
- Monitoramento de processos de negócio;
- Transações em processos de negócio;
- Aspectos de segurança em processos de negócio;
- Gestão de processos em grades computacionais;
- Computação em nuvem no apoio à gestão de processos;
- Descoberta de conhecimento em processos de negócio;
- Engenharia de requisitos e processos de negócio;
- Qualidade de serviço e processos de negócio;
- Relatos de projetos/experiências na indústria;
- Reuso em gestão de processos;
- Gestão de Processos voltados para sustentabilidade;
- Gestão de processos na área de saúde;
- Gestão de processos para governo eletrônico;
- Gestão de processos para aplicações científicas.

 

Os artigos deverão ser submetidos em português ou inglês, seguindo o modelo para publicação de artigos da SBC e não excedendo 8 páginas. Todos os artigos deverão ser submetidos eletronicamente em formato PDF pelo JEMS (sistema de submissões da SBC) na trilha "SBSI 2011 - WBPM".